quinta-feira, 10 de março de 2011

Lancha atropela banana boat

O recente episódio no litoral de Balneário Camboriú em que uma lancha atropelou uma banana boat, ferindo gravemente uma jovem, que poderá ter a sua perna amputada, serviu mais uma vez de alerta para que a Capitania dos Portos (Marinha), a Prefeitura ou quem tem de zelar pela segurança dessa faixa de mar tome medidas preventivas para evitar novos acidentes.

Preliminarmente, não deveria ser permitido o trânsito de embarcação no limite longitudinal entre a Ilha das Cabras e a praia, pois o perímetro abriga um grande número de surfistas e pessoas nadando. Por outro lado, deveria ser proibida a exploração comercial da banana boat, que além de ser praticada de forma “radical”, já causou muito acidente.

Da mesma forma que o trânsito terrestre de veículos é controlado por normas e fiscalização, por que também as praias brasileiras de grande movimentação turística e de banhistas não são diariamente controladas pela Marinha ou por quem tem a obrigação de fazer o controle?

Assim, deveria ser proibido o trânsito de qualquer embarcação na faixa de mar entre a Ilha das Cabras e a praia, bem como o uso de Jet Sky, com exceção dos meios utilizados pela corporação dos salva-vidas.

Nenhum comentário: