quarta-feira, 7 de março de 2012

Adeus, Morro do Careca!

Começou a destruição! Preparando o terreno para fazer edificações, três retroescavadeiras cortam o morro, de forma implacável, sem que as autoridades municipais (Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ministério Público etc.) se sensibilizem com os danos causados no pouco que resta de nossa Mata Atlântica.

A irresponsabilidade e insanidade de construtores, ambiciosos pelo lucro imobiliário, com o beneplácito das autoridades municipais, estão descaracterizando Balneário Camboriú e arredores, perdendo esta região as suas condições naturais saudáveis de qualidade de vida para ceder lugar à brutalidade da selva de pedra do concreto armado.

Não se trata de pretender inviabilizar o desenvolvimento desta região, mas chamar a atenção para a qualidade de vida que aos poucos estamos perdendo.

Relíquia natural como o Morro do Careca, que ainda guarda espécimes silvestres, necessários para o equilíbrio do eco sistema local, não deveria ser mexida ou alterada.

Segundo o projeto 0224/2011, da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, “Cria e regulamenta o Complexo Turístico Morro do Careca – CTMC”, que se caracteriza por ser uma Área de Preservação Permanente-APP, com relevante interesse público, voltado para as atividades relacionadas ao turismo, educação, esporte e preservação ambiental. No CTMC deverão ser promovidas atividades relacionadas à manutenção do espaço público e de seu sistema nativo, inclusive com a recuperação das áreas degradadas.

Que os povos civilizados brasileiros não deixem que o Morro do Careca/Praia dos Amores, em Balneário Camboriú/SC, seja mais uma área da Mata Atlântica a ser degradada e desrespeitada.

Nenhum comentário: