segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Políticos de meia tigela

Política deveria ser considerada coisa séria. Mas, vergonhosamente, política no Brasil é exercida com fins solertes por inescrupulosos elementos. Há exceções, mas são poucas.

Uma das razões que leva o cidadão a se desinteressar por política está no comportamento imoral da maioria dos parlamentares brasileiros, que só querem tirar proveito da coisa pública, não exercem com lealdade as suas funções legislativas, interrompem os seus mandatos para exercer cargos nos governos e sem escrúpulo se envolvem em ações corruptas, como se pôde observar na administração municipal de Balneário Camboriú/SC, sacudida por escândalos envolvendo operações ilícitas.

O despudor é tão grande que o ex-secretário de Obras de Balneário Camboriú, Elton Garcia, que estava preso, em decorrência da Operação Trato Feito, que investiga fraudes em obras realizadas na cidade, ainda poderá reassumir a sua cadeira de vereador. Para impedir o retorno do vereador, o Legislativo local deveria propor imediatamente a sua cassação de mandato por falta de comportamento ilibado.

Senhores, vejam a falta de seriedade de nossos parlamentares no Brasil. Elton Garcia foi eleito vereador para exercer as suas funções parlamentares, mas inebriado pela soberba do poder interrompeu o seu mandato para exercer a Secretaria de Obras Municipal, praticando estelionato eleitoral, o que significa desrespeitar o voto outorgado pelo incauto eleitor. Da mesma forma indecorosa com o eleitor comporta-se o vereador Elizeu Pereira, que agora interrompeu o mandato para assumir a Secretaria de Obras.

Vale aqui evocar Euclides da Cunha ao se reportar ao político sagaz, manhoso ou velhaco: “o político tortuoso e solerte que ... faz da política um meio de existência e supre com esperteza criminosa a superioridade de pensar”. Lênin disse mais: “Onde termina a política começa a trapaça.” E de trapaceiro político o Brasil está cheio.

Nenhum comentário: