quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Porto Alegre merece melhor tratamento


Aproveito o ensejo da notícia de que as os obras da Copa serão retomadas em 30 dias, quase na véspera de início do mesmo evento na Rússia, para fazer algumas observações acerca da velha Capital gaúcha.

A velha e suja Porto Alegre, de políticos e partidos inimigos entre si, deveria ser olhada de forma progressista, mas infelizmente não é. Por outro lado, o porto-alegrense deveria ser mais exigente no asseio de sua cidade e cobrar de todos os políticos e governantes, independente de partido, o respeito que a cidade merece.

Causa má impressão a qualquer pessoa que vai a Porto Alegre ver o envelhecimento da cidade: prédios velhos e encardidos, praças e ruas mal conservadas. Então, a Cidade Baixa e o Centro parecem lugares abandonados e de aspectos horripilantes, com sujeira por todos os lados e mendigos dormindo pelas esquinas, o que, aliás, é uma realidade em toda a Capital.

Quem adentra a Capital pela Avenida Farrapos tem a impressão de que está numa cidade em decadência ao testemunhar tantos prédios fechados e velhos.

O que está havendo com os vereadores e outros parlamentares que transigem com o desleixo da cidade e que não fiscalizam e não exigem a recuperação da Capital? Por que não é proposto, por exemplo, um desconto ou isenção do IPTU aos proprietários de prédios antigos e sem pinturas, há muito tempo, para que eles restaurem os seus imóveis e resgatem a paisagem limpa e urbanística da Capital?

Ora, o munícipio tem dinheiro para pagar e muito bem o grande número de vereadores, assessores, secretários e prefeito. Agora, para investir na recuperação urbanística da cidade não tem recursos?

Não me conformo com a inércia da Câmara de Vereadores, que demonstra pouco empenho e responsabilidade para com a fiscalização do município.

Se os vereadores não cumprem as suas obrigações, não deveriam receber regiamente os seus salários. Pois, ficar na Câmara Municipal “brincando” de instituir projeto de lei para homenagear os mais diversos setores e pessoas, bem como dar nomes a ruas, avenidas e outras baboseiras mais, é preferível fechar a Câmara e destinar todo esse dinheiro, que alimenta os vereadores, a causas sociais.

Ademais, se o prefeito não tem competência para administrar a cidade, deveria renunciar o mandato. Ressalve-se, entretanto, que o desleixo com a Capital já vem de longa data, ou seja, de outras administrações.

Nenhum comentário: