quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Eles só querem mamar

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a análise de duas mil notas fiscais teria detectado endereços falsos de empresas que prestam serviços a vários parlamentares, que utilizam da benévola verba indenizatória (cerca de R$ 15 mil) para cobrir as despesas relativas às suas atividades.

O deputado Marco Maia (PT-RS), vice-presidente da Câmara, fica irado com essas notícias investigadas pela imprensa, da mesma forma como ficou raivoso quando foram reveladas as estripulias dos gazeteiros.

Lamentavelmente, esse é o triste perfil da maioria de nossos parlamentares: só querem mamar nas tetas da nação. Poucos são aqueles que realmente trabalham e respeitam o dinheiro público. A maioria dilapida o erário pelas facilidades que encontram dentro de um sistema de leniência longevo e montado para fazer vistas grossas a essas bandalheiras.

Ser parlamentar, no Brasil, é um grande negócio e uma dádiva caída do céu: muita mordomia, muito dinheiro à disposição. Mas votar as leis importantes de interesse da coletividade, isso não interessa, quer dizer, se for para barganhar um "toma lá, dá cá", dentro do espírito fisiologista vigente no Parlamento, aí sim poderá ser votada alguma coisa.

Os senhores parlamentares deveriam se espelhar na Suécia. Lá, os parlamentares têm consciência do dinheiro público. Não vivem de mordomias. Não dispõem de apartamentos funcionais requintados. E não escapam dos serviços para viajar nas quintas-feiras a seus redutos estaduais.

Se os nossos parlamentares fossem mais responsáveis não estariam sendo objeto de críticas na imprensa.

Nenhum comentário: