sábado, 14 de maio de 2011

"A velha, suja e esburacada Porto Alegre"

A capital gaúcha está abandonada pelos políticos, os quais só sabem fazer politicagem em seus próprios interesses. É o preço da democracia: eleger político para fazer justamente o que eles não sabem: administrar. Os políticos, administradores públicos, ou são incompetentes, ou mal intencionados com o dinheiro arrecadado do contribuinte.

Para pagar os salários dos prefeitos, dos governadores, dos deputados estaduais, dos vereadores, dos secretários e demais mordomos públicos, o dinheiro do Tesouro sempre está às ordens e com datas marcadas, mas para investir em serviços públicos de qualidade pelos impostos arrecadados, bem, aí é outra história, que somente os políticos oportunistas e trambiqueiros sabem contar: não há verba disponível.

É uma vergonha ver Porto Alegre envelhecida, esquálida, decrépita, encardida, enferrujada, mal cheirosa. Parece que a cidade nunca teve prefeito e governador, e nem Legislativa e Câmara de Vereadores, para zelar pela cidade. Prédios mal conservados, ruas e calçadas esburacadas. Lixo por toda a parte. O Parque da Redenção é toda uma sujeira, com pessoas desocupados, embriagadas e dopadas dormindo pelos bancos.

A gente quando volta a Porto Alegre toma um susto: parece estar entrando numa cidade medieval em decadência. Só não enxergam isso, com todo o respeito, os porto-alegrenses radicados, mas aqueles que saem e depois voltam para visitar a cidade, ficam indignados pelo descaso das autoridades políticas com a então bela Capital.

Já que os políticos estaduais e municipais da “província” não esboçam reação para prover a Capital de infraestrutra básica de manutenção, eu provoco os políticos federais gaúchos, que só viajam a Brasília e ao exterior, para perguntar: por que eles se mostram também tão omissos e relaxados com a recuperação da boa imagem de Porto Alegre? Como uma cidade de ruas e calçadas esburacadas, com praças mal cuidadas, avenidas com aspectos sujos, por exemplo, João Pessoa e Farrapos, pode pretender receber turistas para eventos esportivos de repercussão mundial? As calçadas da Rua Joaquim Nabuco, Cidade Baixa, servem de ilustração para mostrar o desleixo de uma cidade.

Certamente, os interesses pelas glórias do poder e só pensando em seus próprios umbigos, os políticos federais gaúchos se esquecem de fazer, de vez em quando, uma visitinha à cozinha para ver se a comida é de boa qualidade. Realmente, não dá para entender esse menoscabo político com a boa imagem estrutural de Porto Alegre. Um tempo desses, eu caminhava pela Rua Felipe Camarão e me deparei com uma cena nauseabunda: veja só, um vaso sanitário, branco e encardido, à beira da calçado, parecia que estava aguardando um táxi ... Mas toda essa omissão política se transforma em ação positiva, como passo de mágica, em épocas de eleições, para pedir votos. Depois de eleitos, dão uma banana para a cidade, para o Estado e para o eleitor. Lênin: "Onde termina a política começa a trapaça".

Nenhum comentário: