sábado, 6 de agosto de 2011

"Dil

"Dilma varre a sujeira deixada por Lula"
O episódio de corrupção no Ministério dos Transportes e órgãos subordinados, que finalmente está sendo objeto de limpeza em sua estrutura de comando político pela presidente Dilma Rousseff, mostra até que ponto o governo do ex-presidente Lula foi conivente e viveu cercado por elementos inescrupulosos.

Mas o fato do Ministério dos Transportes só corrobora para caracterizar o perfil de governo do ex-presidente, que para ter apoio político soube se cercar do que pior existia, confirmando a máxima maquiavélica de que os fins justificam os meios. E foi por esta forma, usando meios condenáveis de fisiologismo, de toma lá, dá cá, de transigência com irregularidades e aproximando-se de adversários com perfis não recomendáveis, como Sarney e Collor, e não tomando decisões moralizadoras ao saber das artimanhas dos caixas dois dos partidos políticos, que o governo Lula se consagrou como sendo o mais corrupto da história política brasileira. Tão corrupto que parlamentares foram manobrados para lhe dar apoio em troca de ganhos financeiros ilegais, e hoje muitos respondem a processos no STF, no rumoroso caso que ficou conhecido como os mensaleiros do Congresso.

Há quanto tempo o dinheiro público foi malversado sem que se tenha tomado providências federais moralizadoras para impedir e punir a rapinagem no ministério que era comandado pelo ex-ministro Alfredo Nascimento, elemento de indicação do ex-presidente Lula? Quanto dinheiro público, destinado à recuperação e construção de estradas, foi mal administrado por grupos solertes, que se valeram irregularmente de superfaturamento de obras, desvios de verbas etc. para se locupletarem, cujas denúncias chegavam aos ouvidos do ex-presidente Lula, mas não eram levadas a sério, como forma capciosa de agir para não melindrar ou perder apoio político do partido dos envolvidos? Essa era a forma irresponsável de agir do ex-presidente Lula.

Quando o TCU tachou de irregular as contas do PAC, Lula bradou que o tribunal estava dificultando as obras de seu governo. Só que agora - com as maracutaias descobertas no Ministério de Transportes, herança maldita deixada por Lula - a presidente Dilma Rousseff teve comportamento de responsabilidade irretocável. E sem se preocupar com desgastes políticos, afastou todas as peças polutas do Ministério dos Transportes, muito diferente da forma contemporizadora de agir do ex-presidente Lula.

Assim, de vassoura em punho, a presidente Dilma Rousseff está varrendo a sujeira deixada por Lula. E vejam a sua declaração: “A limpeza não tem essa coisa de limite. O limite é mudar o Ministério dos Transportes. O limite é transformar o Ministério dos Transportes naquilo que é o seu verdadeiro papel, ser a base da infraestrutura do país", asseverou Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: