quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Saúde pede passagem sem corrupção política

Só para ficar nos exemplos de corrupção política de desvio e locupletação de dinheiro público, que poderia estar subvencionando o sistema público de saúde, vejam as falcatruas denunciadas nos ministérios dos Transportes, da Agricultura, do Turismo, das Cidades e através de emendas parlamentares para currais de votos em festas juninas e outros desvios como a emenda da deputada Ana Paes (PMDB-AP) para instituto suspeito. Então, dinheiro existe, o que falta é vergonha política. O último governo loteou os organismos públicos de gente da pior espécie, causando prejuízo ao Brasil e desfalcando dinheiro que poderia estar sendo empregado no SUS. E vejam outra irresponsabilidade do governo federal: país que ainda não resolveu seus graves problemas sociais, aqui incluído o sistema público de saúde, se dá ao luxo de financiar obras “faraônicas” para a realização da Copa do Mundo de futebol.

Em recente artigo, José Dirceu faz crítica à derrubada da CPMF. Lamentavelmente, José Dirceu distorce a verdade sobre a extinção da CPMF. Se tivessem caráter e respeito pelo cumprimento dos objetivos das leis, os governos LULA, FHC e os demais políticos irresponsáveis como ele não teriam permitido que os 100% das contribuições da CPMF deixassem de ser aplicados exclusivamente em saúde, e hoje a situação do SUS seria outra.

A CPMF foi extinta porque tinha prazo de vencimento, e esta é a única verdade. Agora, o governo petista que tanto pregava a moralidade deveria ter tido outro comportamento quando assumiu o governo em relação à CPMF. Se não fosse um governo presepeiro, de grandes e falsos alardes de vestal da moralidade, teria alterado o desvio ilegal do objetivo da CPMF e passado a direcionar a contribuição apenas para custear o sistema público de saúde, mas não o fez. Não o fez porque é corrupto, fanfarrão, mentiroso, hipócrita, já que continuou o caminho ilegal do desvio da contribuição para fins não previstos em lei. Assim, conscientemente o governo petista e demais políticos traidores do Brasil contribuíram para o atual estado de falência de nosso sistema público de saúde. E eu desafio o José Dirceu a apresentar um demonstrativo com fé pública, de entrada e saída dos recursos da CPMF, comprovando que a CPMF foi aplicada integralmente na saúde. Se tivesse sido aplicado, o sistema público de saúde não estaria nessa deplorável situação. Aliás, os responsáveis pelos desvios do dinheiro da CPMF deveriam ser chamados à responsabilidade e punidos exemplarmente, se tivéssemos um Judiciário zeloso pelo cumprimento dos objetivos legais. E não podemos deixar de lembrar, para refrescar a memória dos petistas empedernidos e recalcitrantes, que o próprio ex-presidente Lula, em seus desatinos e devaneios de linguagem, porque não levava a coisa a sério, chegou a “debochar ou desdenhar” que a situação da saúde pública brasileira beirava a perfeição.

Então, senhor José Dirceu pare com a sua verborragia de palanque em porta de sindicato, fale a verdade, não seja impostor, assuma responsabilidade pelo desvio dos objetivos da CPMF. Não venha defender mais criação de imposto a pretexto de atender à saúde, porque só serve mesmo para alimentar a corrupção daqueles políticos que vivem se locupletando com o dinheiro do contribuinte.

Nenhum comentário: