sábado, 17 de novembro de 2012

Universidade federal em Balneário Camboriú

O Movimento Voluntário Universidade Pública e Gratuita (MOVUP) pede apoio para instalação, em Balneário Camboriú, de um Campus de Belas Artes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com todo o respeito pelas artes e pela cultura, Balneário Camboriú deveria se preocupar apenas com o desenvolvimento turístico da região. Criar universidade sem qualificação de professores, em nível superior, e sem infraestrutura material para ministrar ensinamentos capazes de formar verdadeiros profissionais, sem esse perfil é melhor não insistirem.

Por que pensar na implantação de universidade federal neste município, quando se deveria dar ênfase em instituir escola pública técnica de alta qualidade para formar profissionais com mão de obra especializada ao mercado de trabalho local?

Este município, como de resto no Brasil, não precisa da formação de muitos doutores, mas sim de profissionais de nível (médio) técnico, formados em escolas públicas de alta qualidade, para serem logo absorvidos no mercado de trabalho. Assim, é na criação de escola técnica pública de alta qualidade que deveria se centralizar o empenho daqueles que hoje equivocadamente defendem a instalação de universidade federal em Balneário Camboriú.

Muitos municípios brasileiros com população superior à de Balneário Camboriú não possuem universidade federal, e seria muita ingenuidade pensar que as autoridades federais fossem se sensibilizar com o “Abaixo-Assinado”, que anda circulando na cidade.

Ademais, na hipótese de instalação de uma universidade federal em Balneário, quem iria mesmo se beneficiar seriam os cidadãos de cidades vizinhas ou distantes que para cá se deslocariam para fazer vestibular e tomar os lugares dos nativos ou dos aqui residentes.

Nenhum comentário: