quarta-feira, 22 de maio de 2013

Vereadores sem objetivos

Os vereadores são eleitos não para mudarem nomes de logradouros ou de instituições públicas, mas para discutirem as questões locais e fiscalizarem os atos do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Os vereadores devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito. Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

O vereador Leonardo Piruka (PP) acha que deve ser mudado o nome do colégio Médici, porque homenageia um ditador militar. Por sua vez, o vereador Nilson Probst (PMDB) entende que o hospital Ruth Cardoso deve ter outro nome, porque a ex-primeira dama não foi ligado à cidade. Trata-se de preocupações parvas de quem não tem o que fazer no legislativo municipal e que deveria estar empenhado para cumprir as suas propostas de campanha, em vez de ficar perdendo tempo com estultices estapafúrdias.

As propostas dos vereadores revelam a dificuldade – quer por imaturidade, falta de cultura, seriedade, incapacidade de apresentar projetos úteis ao município, despreparo para exercer o mandato etc. – que muitos incompetentes edis demonstram de não terem projetos sérios e factíveis para enfrentar os problemas municipais. Devido à baixa qualidade dos vereadores eleitos por um contingente eleitoral incauto e sem cultura política, deparamo-nos com propostas esdrúxulas e desnecessárias ao município.

Por isso, o município de Balneário Camboriú está tomado de espigões, os empresários da construção civil continuam a desfigurar implacavelmente a cidade e o meio ambiente, como se observa hoje o estado em que se encontra a Estrada da Rainha, parcialmente comprometida a sua segurança mercê da interferência de empresários gananciosos como o secretário Auri Pavoni, sem que o nosso legislativo municipal mostre competência para fiscalizar e embargar essas irregularidades. Assim, em vez de se perder tempo com tolices de alteração de nomes de artérias ou de instituições públicas, o senhores vereadores deveriam fiscalizar com mais eficiência o nosso município.

Quanto à ojeriza ao nome Médici, fazendo alusão rasteira ao período do regime militar, impende informar ao vereador Piruka, de visão estreita da História política brasileira, que aquele expoente militar não foi um “ditador”, mas sim um dos componentes de nossas Forças Armadas, que impediram que este país caísse nas garras de facções subversivas comunistas.

No tocante ao nome Hospital Ruth Cardoso, mais uma baboseira suscitada de um vereador que deveria voltar o seu trabalho para objetivos nobres de interesse municipal. Seria o caso de perguntar, por exemplo, se os nomes de países e estados brasileiros atribuídos a muitas ruas desta cidade têm a ver com alguma ligação deles com Balneário Camboriú: Rua Síria, Rua Uruguai, Rua Bahia, Rua Goiás, Rua Mário Quintana etc.

Que os senhores vereadores passem a preocupar-se com o cumprimento de suas metas de campanhas políticas e que exerçam os seus mandatos municipais em estrita observância às suas obrigações constitucionais.

Nenhum comentário: