sexta-feira, 31 de maio de 2013

Existe país mais corrupto que o meu?

A polícia federal prendeu quinze pessoas envolvidas com fraude em licitações e desvio de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado do Acre. Entre os presos estavam dois secretários do governador Tião Viana e um sobrinho dele, Tiago Viana, funcionário da Secretaria de Saúde. Segundo a PF, a análise de apenas seis contratos que somavam 40 milhões de reais apontou desvio da ordem de 4 milhões de reais. Ao gravar empresários suspeitos, a PF acabou escutando a voz do governador. Um dos diálogos captados revela que Tião Viana tentou intermediar junto ao governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT-SE), um empréstimo para um grupo de empreiteiros, agora presos sob acusação de envolvimento nas fraudes. A PF não investigou a participação de Viana no esquema porque o governador tem foro especial, mas as informações da operação serão enviadas para avaliação do Superior Tribunal de Justiça. Fonte: Revista Veja.

Não tem jeito, o panorama político brasileiro é uma chafurda. Os porcos, os ratos, os gatos e os abutres enlameiam, corroem, roubam e escarniçam o país sem dó e piedade. Só tem político lacaio travestido de hombridade. Esses políticos envergonham o país com as suas falcatruas. O Tião Viana, quando senador, permitiu que uma filha dele viajasse ao exterior portando celular do Senado, e, se não fosse a imprensa ter denunciado a irregularidade, ficaria tudo em surdina. Esses são os políticos mequetrefes, de atitudes solertes, indecorosos e que usam todos os meios inescrupulosos no exercício do poder.

O fisco deveria cruzar as fontes de rendas lícitas desses políticos com os patrimônios ostentados, para atestar a legalidade de suas fortunas. Vejam, não é a primeira suspeita que recai sobre Tião Viana. Em 2006, o petista declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio total de 23.877 reais, omitindo a posse do terreno onde construiu uma casa de 477 metros quadrados em que mora hoje, num bairro nobre de Rio Branco. Revelada a omissão, em 2010 declarou por 297.000 reais a casa, avaliada em 1,4 milhão de reais. Com o irmão Jorge, senador, Tião Viana é alvo de um processo eleitoral sob acusação de abuso de poder. Espelho, espelho meu, existe país mais corrupto que o meu?

Nenhum comentário: