domingo, 18 de janeiro de 2015

Cambalacho do governador Sartori



Governador Sartori do Rio Grande do Sul, zelar pelos gastos públicos é acima de tudo um dever de qualquer administrador público. Por isso, não adianta agora criticar o seu antecessor por ter deixado dívidas estaduais. Ora, o senhor autorizou aumento salarial para si próprio, secretários, deputados e vice, em meio à crise nos caixas. Então, seria demagogia sua vetar tal medida? Demagogia é a sua traição com a falta de austeridade com as despesas públicas, que o senhor alardeava.

Sartori demonstra ser igual aos demais falastrões governantes, que mentem ao povo que vai cuidar dos gastos públicos, como se fosse os gastos de sua própria família. Na primeira oportunidade golpeia o eleitor e contribuinte, sem titubear.

Sartori prefere ficar em paz com a corriola política, satisfazendo os seus aumentos salariais, a dar exemplo de austeridade no controle da despesa pública. Na verdade, trata-se de mais um político oportunista e sem seriedade que chega ao Executivo estadual para operar cambalacho. E já podemos antever que ele dificilmente se reelegerá.

O país é vítima da cambada de políticos solertes, os quais, depois de eleitos, esquecem os seus compromissos de zelar pela coisa pública. Aliás, os parlamentares e governantes, no Brasil, não deveriam receber salário, mas apenas uma ajuda de custo por prestarem um serviço temporário à Pátria. Só assim limparíamos os políticos oportunistas, que só dão prejuízos à nação.

O fato de o governo federal ter decretado o aumento salaria do Legislativo, do Judiciário e do Executivo, não obriga os estados a segui-lo. Numa situação de falta de caixa no RS para pagar as suas dívidas de prestadores de serviços, a prudência e responsabilidade pública recomendam que fossem adiados os referidos reajustes salariais.

Mas não é demais relembrar o velho adágio popular para quem reajusta o seu próprio salário: "Quem parte ou reparte e não fica com a maior parte, ou é burro ou não entende da arte". E da arte de tirar proveito da coisa pública o país está cheio de políticos trapaceiros.

Nenhum comentário: