terça-feira, 7 de abril de 2009

Compromissos éticos e morais

As especulações sobre o nome do prefeito José Fogaça como candidato ao Piratini revelam a pouca seriedade de como os mandatos políticos são tratados no País.
Quando se fala que a política brasileira é um jogo espúrio de interesses, em que as glórias do poder justificam os meios empregados em detrimento da sociedade, não se está blefando ou cometendo injustiças com ninguém, porque é dessa forma que se apresenta a maioria dos políticos para tirar vantagens.
Está em jornal: "PMDB preserva Fogaça para evitar desgaste antecipado". Ora, os senhores políticos deveriam ter mais responsabilidade eleitoral e respeitar o instituto do mandato político. A política não pode ser apenas um jogo de interesses. Essa falta de seriedade tem repercutido negativamente na sociedade, que não acredita mais na palavra de político.
Não faz muito tempo, o senhor Tarso Genro traiu a nossa confiança renunciando a prefeitura-portoalegrense para tentar o Piratini e se deu mal. E isso que jurou de pés juntos que cumpriria o seu mandato. Agora, é o prefeito Fogaça sendo tentado (e querendo) ser candidato ao Piratini. Parece que estamos assistindo ao mesmo filme.
Até quando os nossos políticos vão querer nos trapacear com deslealdades? Já está na hora de se apagar esta pecha de que onde termina a política começa a trapaça.
A hipocrisia não deveria fazer parte do jogo político, e o senhor Fogaça deveria ter coragem para sustentar o mandato de prefeito para o qual fora eleito declinando logo da especulação de sucessão ao governo do Estado, em respeito ao voto de confiança de cada eleitor que o guindou à prefeitura.
As glórias do poder podem inebriar os indecorosos políticos, mas não aqueles que têm compromissos éticos e morais com a população. E isso se espera encontrar no senhor José Fogaça.

Nenhum comentário: