terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lula mudou o Brasil?

Bem, não podemos desconhecer os avanços das políticas governamentais. Mas o presidente Lula tinha o dever de trabalhar em prol do Brasil, pois foi eleito para isso. Se o fez, foi apenas no cumprimento de sua obrigação.
O presidente Lula não foi nenhum Messias, salvador da Pátria. Ele não recebeu o país do marco zero. Se não fosse a política econômica fortalecida de FHC – Plano Real -, o Lula não surfaria em ondas plácidas com a crise mundial. A decantada marolinha foi marolinha porque o governo anterior – mesmo que o Lula e a claque petista não se dignem de reconhecer – legou uma economia estabilizada com o Plano Real. A grande jogada e esperteza do Lula foi não tentar reinventar a roda ao dar continuidade, com algumas pinceladas, à política econômica de FHC. O fato de Lula ter conclamado o povo a gastar, para aquecer a economia, o tempo vai dizer se ele estava certo ou foi uma irresponsabilidade, pois muita gente hoje está endividada com cartão de crédito, crediário etc., devido a compromissos contraídos acima de sua capacidade financeira.
É muito romântico ver cidadãos de classe B ou C ostentando a aquisição de móveis e utensílios em suas casas. Só que tudo foi adquirido por meio de crediários com juros escorchantes, que o governo fingiu combater.
Não é cego quem discordou do governo lulista. O Brasil mudou graças ao somatório de ações positivas e negativas de todos os governantes. E esperamos que o novo governo não seja marcado por notícias de tanta corrupção administrativa e política (loteamento dos cargos públicos pela companheirada, violação dos sigilos bancário e fiscal dos cidadãos, escândalo do mensalão etc.), e que os velhinhos aposentados do INSS, endividados até o pescoço com o empréstimo consignado – a alegria dos banqueiros proporcionada por Lula -, consigam sair desse sufoco. Pois é inacreditável que um aposentado, no Brasil, para poder sobreviver, tenha que se submeter à agiotagem oficial. E ainda nos chamam de cegos...

Nenhum comentário: