sábado, 29 de janeiro de 2011

Querem acabar com a nossa praia em Camboriú

Por que até hoje não foi realizada uma dragagem - de ponta a ponta – no fundo do mar da praia de Balneário Camboriú? Já está passando da hora. O acúmulo de detrito, misturado com a putrefação de algas ou outros elementos no fundo do mar, anualmente, despejado nas areias da praia, além de causar um péssimo aspecto ao meio ambiente, incomoda a nós moradores e principalmente aos visitantes em contato com a sujeira e o mau odor que exala. A Secretaria do Meio Ambiente não pode falar em preocupação com a balneabilidade ao demonstrar a aparente negligência com tal problema.

A dragagem da praia é uma necessidade que se impõe. É um investimento “turístico” com retorno certo. Tenho notícia de pessoas que já fizeram mergulhos "submarinos" e verificaram que o fundo de nossa praia apresenta muita sujeira acumulada, o que não seria recomendável ao banhista.

Agora, para realizar megaprojeto de alargamento da praia, tentando descaracterizar a beleza natural que até hoje atraiu o interesse turístico, os iluminados da administração municipal pretendem gastar o dinheiro do contribuinte com obras desnecessárias. Por que o alargamento da faixa de areia, se na maior parte do ano sobra espaço? Não é o espaço da praia que tem de se adequar ao fluxo turístico. A capacidade de absorção turística desta cidade deveria ser uma preocupação mais responsável das autoridades municipais. Já não basta a estupidez vertical de nossos prédios, e ainda querem acabar com a beleza natural da praia, alargando a sua faixa para tornar o banho perigoso como hoje ocorre em Copacabana? Será que o lobby das construtoras de prédios de alto luxo está fazendo a cabeça do secretário de Planejamento? As pistas de atletismo e áreas para práticas esportivas devem ser construídas em outros locais.

A reurbanização da Avenida Atlântica pode ser feita sem o alargamento da praia: melhoramento de sua calçada (esburacada), novos quiosques, banheiros individualizados, chuveiros públicos, melhor iluminação, policiamento mais efetivo, canalização das águas pluviais etc. Ademais, vamos deixar de destruir os nossos morros, cujo barro com as águas das chuvas tem poluído o nosso mar.

E vejam só! O estudo para alargamento da orla vai custar inicialmente R$450 mil. O dinheiro está sobrando...

Nenhum comentário: