terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Falhas municipais



Balneário Camboriú, cuja administração local é efusiva em derramar elogios à cidade, está se tornando um caos em mobilidade urbana, que tem assustado aos que aqui chegam.

Sem aparente planejamento e muito preocupado em apresentar serviço a toque de caixa como vitrine administrativa para futuros voos políticos, o senhor prefeito se esqueceu de cuidar da casa para saber se estava tudo em ordem: se havia água e luz, se a calçada não estava quebrada, se o lixo estava sedo recolhido, se a praia estava imprópria ou não para o banho, sem olvidar, claro, a educação, saúde e segurança de seus habitantes.

Por outro lado, verifica-se um zelo municipal muito grande com o empresariado da construção civil de alto luxo, que está desfigurando a memória da cidade com a falsa alegação de que está contribuindo com o mercado de trabalho, quando, na verdade, está mais preocupado com a rentabilidade de suas empresas.

Lamentavelmente, o país é administrado por políticos, que só se preocupam com os seus interesses e reeleições.  Cometem abusos com o dinheiro público e outras arbitrariedades. Aqui, por exemplo, correm precatórios judiciais de mais de R$130 milhões, decorrentes de desapropriações de terrenos, cuja dívida não fora, certamente, objeto de nenhuma provisão de caixa, mas a irresponsabilidade municipal, com anuência do legislativo local, pouco se importou e assumiu obra suntuosa como a construção extravagante de ponte estaiada na Barra Sul, que vai sair por mais de R$23 milhões.

Por fim, gostaria de saber se de fato a fiscalização sanitária municipal exerce as suas funções de cuidar da higiene alimentar dos hotéis, restaurantes, quiosques, bares e similares da cidade. Parece que não. Vejam, por exemplo, a falta de higiene em que operam as tendas de milhos e churros à beira da praia. As máquinas de churros há muito tempo não são higienizadas, mas continuam em atividade produzindo microrganismo causador de doenças infecciosas, e tudo isso à vista da irresponsabilidade sanitária municipal. Uma vergonha!

 

Nenhum comentário: