quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Parlamentares que não gastaram sequer um centavo em 2019

Dar transparência e fiscalizar o uso do dinheiro público é uma das pautas essenciais do jornalismo da Gazeta do Povo. Graças a esse esforço, nossos leitores descobriram quem é o parlamentar que mais gastou em 2019: o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), com despesas de R$ 607,4 mil.
Apontar os maiores gastadores desperta atenção e, em certa medida, é uma prática até certo ponto comum no jornalismo brasileiro. A Gazeta do Povo, no entanto, também mostra o outro lado da história. Também é nosso papel ressaltar, com o mesmo destaque, aqueles que gastaram menos.

O jornalista Olavo Soares, nosso especialista em Congresso Nacional, acaba de levantar a ficha” dos dois únicos deputados que não utilizaram um centavo sequer da cota parlamentar ao longo do ano passado: Paula Belmonte (Cidadania-DF) e Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG).

Em entrevistas exclusivas, ambos disseram que a política de gasto zero não prejudicou em nada seu trabalho. A propósito, a dupla está em seu primeiro mandato.

Em agosto de 2018, o colunista Lúcio Vaz, outro craque dos bastidores de Brasília, listou os 9 mandamentos de um senador que abriu mão das mordomias – no caso, Reguffe (sem partido-DF).

Abrir mão de todos os salários extras aparece como primeiro item da lista.

Reguffe está certo? Há quem veja a atitude como demagogia, há quem aprove 100%.

Nenhum comentário: