terça-feira, 8 de setembro de 2009

Pré-sal:responsabilidade ou irresponsabilidade?

Senhor presidente Lula, ser prudente é demonstrar responsabilidade e racionabilidade. Afirmar que o pré-sal será a independência do Brasil não deixa de ser uma jogada política conhecida de persuasão social.
Não se deve brincar com a população com propostas mirabolantes. Enquanto se tem dinheiro para aplicar numa “tentativa” de longo prazo, cresce a quantidade de pessoas miseráveis dormindo como “porcos imundos” por todas as ruas das cidades brasileiras.
Então, o presidente da República prefere ver morrer à míngua uma legião de brasileiros paupérrimos, desempregados, esfarrapados, alcoolizados, esfomeados e sem um teto para morar por todo o Brasil a dar logo dignidade de viver a esses cidadãos brasileiros que não tiveram a sorte de serem políticos como vossa excelência? Quantos irmãos brasileiros vivendo abaixo da linha de pobreza ou que não encontram emprego para custear as suas necessidades vitais, vítimas de políticas governamentais irresponsáveis, poderão morrer por inanição precocemente porque a megalomania de um governo prefere investir altas somas no imponderável, ou seja, num “pré-sal” que não se pode avaliar com certeza, no curto prazo, o retorno do capital aplicado?
Gostaria de saber se vossa excelência administrasse a sua casa teria coragem de aplicar o seu dinheiro numa empreitada arriscada? A não ser que vossa excelência seja um desses malucos que arriscam na Bolsa de Valores. Tudo indica que vossa excelência quer usar o pré-sal como combustível para campanha política ao Planalto, e ter o seu nome cunhado numa obra que poderá ser considerada faraônica pelo volumoso custo de um empreendimento de retorno incerto. É o que se pode depreender.
E não se esqueça, presidente Lula, de que as pesquisas por energias alternativas não poluentes deveriam merecer maior atenção, e que um país só se tornará forte quando o seu governo se voltar à responsabilidade de fazer investimentos maciços em educação.

Nenhum comentário: