segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Região do Rio do Sul e Centro de Eventos de BC


Senhor Governador Raimundo Colombo, há dez dias vinham sendo anunciadas fortes chuvas para a Região do Rio do Sul, e o governo estadual e a Defesa Civil não tiveram competência de se prevenir, com antecedência, e formar uma infraestrutura para desalojar as famílias das áreas de riscos e suprir a região de alimentos, remédios, roupas, cobertores etc., visando enfrentar a calamidade? Agora, com a maior cara de pau, a Defesa Civil e o governo vêm pedir colaboração da sociedade para ajudar os desabrigados? É uma vergonha! A sociedade é sempre espoliada com cobrança de impostos escorchantes e ainda querem que ela tenha de contribuir com dinheiro ou com qualquer outra ajuda? Todos os anos o quadro é o mesmo e o governo não aprende a lição.

A sociedade não tem que cooperar com coisa alguma: depósito em conta corrente ou o escambau a quatro. O governo é que tem de mudar a sua postura administrativa para saber, com antecedência, lidar e enfrentar crises e sinistros.

Para outras finalidades, o governador mostra competência, por exemplo, trabalhar em conjunto com o perdulário prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, que está endividando o município com obras caras e desnecessárias, como a construção da ponte estaiada da Barra Sul, requintada com dois elevadores e dois restaurantes, obra que vai custa muito mais que R$ 23 milhões e que deveria ser feita apenas para ligar duas extremidades de acessos recíprocos. E agora o que dizer com a possível construção desnecessária de Centro de Eventos multiuso, que se transformará num grande elefante branco, para ser usado praticamente no período de verão (esta é a verdade), e que gerará grande despesa de manutenção ao município. Sem esquecer que será construído do outro lado da BR 101 e de difícil acesso. A cidade já está compactada, tem um trânsito muito congestionado. Imagine, com a construção dessa excrescência, como ficará, no verão, a mobilidade interna de Balneário Camboriú? Um caos que a insanidade do prefeito não quer saber.

O dinheiro do PAC do Turismo e do governo estadual (R$ 75 milhões) deveria ser empregado em utilidades mais necessárias. Balneário Camboriú não precisa de “turismo de negócios ou de pavilhão de eventos”. Balneário Camboriú deve se preocupar com o turismo profissional de exploração de suas belezas naturais, de seu comércio, de seus restaurantes, de seus hotéis. A cidade é procurada por suas praias, suas belezas naturais e não para negócios ou eventos. Só falta o prefeito pretender instalar aqui um parque fabril. No plano cultural, até agora o prefeito não teve competência para inaugurar o Teatro Municipal.

Em vez de gastar verba suntuosa com Centro de Eventos, o município deveria investir no Hospital Ruth Cardoso para transformá-lo em unidade de saúde de excelência visando a atender com dignidade e eficiência não só a sua população fixa, como também a população flutuante no período de verão, sem esquecer que aqui residem muitos aposentados de classe média alta, que contribuem demais em impostos com o município e têm que se deslocar para outros centros médicos para ter um atendimento de qualidade. Está em jornal: hoje, o tempo de espera para consulta de enfermagem no Programa Municipal de Diabetes é grande: sete pacientes estão na espera desde 2012. Média de atendimento nos últimos três meses: zero. Cirurgia de hérnia-quantidade de pacientes esperando: 144. Tempo de espera: todos estão na espera desde o primeiro trimestre deste ano. Lista de espera para ressonância magnética na rede municipal de saúde: 634 pacientes. Por outro lado, Nenhuma escola foi construída em quase cinco anos. Faltam mais de 500 vagas em creches. E vão querer gastar dinheiro em Centro de Eventos? O dinheiro público, ou seja, dos contribuintes nacionais, não pode servir para fazer a propaganda de gestão política de governadores e prefeitos. Parece até que os senhores políticos estão cegos e surdos ao não enxergarem e ouvirem as manifestações e as broncas no mês de junho, principalmente, da sociedade jovem, que foi às ruas protestar contra a falta de vergonha dos políticos e governos brasileiros, que não atendem às demandas sociais, dão despesas inúteis ao país e só vivem atolados em corrupção.

Governador, responda-me!


Nenhum comentário: