domingo, 21 de junho de 2015

Deputados querem reduzir idade mínima para trabalho | Congresso em Foco

Deputados querem reduzir idade mínima para trabalho | Congresso em Foco


Trata-se de propostas positivas. Se já é permitido o menor aprendiz trabalhar, qual a diferença de sua inserção definitiva no mercado de trabalho? Nosso país continua sendo pobre, não obstante o governo tente mistificar, e por isso tem característica diferente de países desenvolvidos, onde quase inexiste miséria e as famílias têm rendas razoáveis para sustentar e educar as suas crianças.


Até agora os nossos governos pouco fizeram para contornar o quadro de miserabilidade do país. Ao que assistimos são apenas medidas assistencialistas eleitoreiras. Razão por que as famílias brasileiras, predominante carentes, que continuam sem condição de dar sustentabilidade social e escolar aos seus filhos, sonegada pelo Estado, precisam que os adolescentes tenham atividade de trabalho, sem abandonar os estudos, para que não se percam no mundo da vagabundagem nociva.


Assim, é muito romântico ouvir de certos segmentos censuras contra a inserção do adolescente no mercado de trabalho. Mas se os governantes não proporcionam condições para que as famílias carentes possam paulatinamente direcionar os seus filhos de acordo com as recomendações de organizações, como Fundação Abrinq, em vez de essas crianças se voltarem para o crime, estariam aprendendo a ser útil à sociedade, desde cedo, se tivesse uma atividade de trabalho. Ademais, não seria uma obrigação de as famílias empregarem os seus adolescentes, mas uma janela aberta às famílias carentes de poderem descortinar um horizonte melhor aos seus filhos.

Nenhum comentário: