sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A estrela da vez

Passada a tempestade da corrida política pelas luzes da ribalta do poder, muitos ficaram no meio do caminho e outros foram agraciados pelo eleitor para gerir os destinos de suas cidades. Embora saibamos que pouca coisa proveitosa ocorrerá para a sociedade.
Num rápido balanço do pleito nacional, foi bastante disputada a imagem presidencial por candidatos de siglas diversas do PT, mas que dão apoio ao governo federal. Tudo isso nada mais é do que a velha forma ilusória e viciada de se fazer política para conquistar o voto do incauto eleitor. Ora, quem vende a imagem de outrém como plataforma para respaldar a sua gestão política não pode merecer credibilidade alguma.Pois bem, vejam, por exemplo, como duas capitais brasileiras tiveram candidatas que se valeram do subterfúgio da imagem presidencial para promover as suas campanhas. Em Porto Alegre, assistiu-se ao exagero explícito das candidatas à prefeitura local, deputadas federais Maria do Rosário (PT) e Manuela d’Ávila (PC do B), disputando a imagem presidencial, quer em suas propagandas eleitorais, quer aparecendo ao lado do presidente da República em suas andanças pelo RS.Em Fortaleza, não poderia ser de outra forma, o monopólio da imagem presidencial foi disputado na Justiça pela então prefeita Luizianne Lins (PT) adversária da também candidata à prefeitura local, a senadora Patrícia Saboya (PDT), a que teve o apoio incondicional de seu ex-marido, deputado federal Ciro Gomes (PSB), que partiu para o ataque.Sem entrar no mérito da afinidade política desses candidatos ou dos partidos que dão apoio ao governo federal, chama a atenção a pouca expressividade de convencimento que esses postulantes políticos têm para angariar a confiança do eleitor sem usar a imagem apelativa de quem quer que seja.Esses velhos truques da política deveriam ser exorcizados e sepultados. O povo, diga-se melhor, aquele incauto eleitor, precisa ser mais respeitado. Está na hora de essa longeva escola política perniciosa de enganar o eleitor ser combatida - pelo menos - pelas jovens lideranças políticas. E neste sentido transcrevo, a seguir, a perspicaz opinião de um estudante da cidade de Cruz Alta (RS), Pedro Guimarães Gonçalves, registrada na coluna Palavra do Leitor, do jornal Zero Hora de 1/09/2008, que demonstrou a sua insatisfação com tanta propaganda política enganosa: "Eleições 2008 - Olhando a propaganda política na TV, não posso deixar de me indignar com a capacidade de mentir e de fazer promessas mirabolantes que os políticos têm. É simplesmente incrível. A cada dia me sinto menos estimulado a votar e a participar da vida política de nosso país".

Nenhum comentário: