terça-feira, 31 de agosto de 2010

O eleitor de Dilma Rousseff Lula da Silva

O eleitor de Dilma Rousseff Lula da Silva sabe que os estados mais desiguais do país ainda estão na região Nordeste? Pois bem, os nove estados da região têm o maior número de pobres e miseráveis das 27 unidades federativas. Alagoas, de Fernando Collor, lidera esse ranking de pobreza, com o maior número de pessoas vivendo na pobreza absoluta (56,6%) e também o maior número de miseráveis (32,3%). Em seguida vem o Maranhão, de Jose Sarney, com 55,9% de pobres e 27,2% de miseráveis. O terceiro lugar é ocupado pelo Piauí, onde a pobreza absoluta atinge 52,9% das pessoas e a pobreza extrema alcança 26,1%. Em Pernambuco, do presidente Lula, 50,1% da população vivem numa situação de pobreza absoluta, enquanto 24,7% estão em condições de pobreza extrema (miséria). Fonte: Relatório do Ipea

Segundo o relatório da ONU (Pnud), divulgado em julho, aponta o Brasil como o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. Quanto à distância entre pobres e ricos, nosso país empata com o Equador e só fica atrás de Bolívia, Haiti, Madagáscar, Camarões, Tailândia e África do Sul (Fonte: Frei Betto).

A verdade é que em oito anos de administração, no plano de política de infraestrutara social, o governo fez muito pouco. Dinheiro sempre houve em caixa para manter a máquina pública federal "brasiliana, palaciana". Agora, para aplicação de verdade no social, o que vimos foi apenas o investimento no cabide eleitoral do Bolsa-Família. E veja que, se hoje a dívida pública interna brasileira se situa em torno de 1,600 trilhão, ela não foi originada de compromissos sociais, pois milhões de brasileiros ainda vivem abaixo da linha de pobreza em sub-habitações com o esgoto correndo a céu aberto para todos verem pelo Brasil afora. O estado de Pernambuco, terra do presidente Lula, como de resto todo o país, clama há muito tempo misericórdia para que seja erradicada a miséria no Brasil. Paradoxalmente, o governo se preocupa com os problemas sociais externos de países estrangeiros, mas não resolve os seus. Afinal, que país é este? Respondam os eleitores de Dilma Rousseff Lula da Silva presentes nas pesquisas favoráveis ao governo?

Assim, a sorte do governo federal, e disso o presidente Lula sabe muito bem tirar proveito, inclusive a candidata Dilma Rousseff já aprendeu bastante a arte do ofício com o "mestre", é que esse incauto cidadão brasileiro , o Zé-povinho xucro, descamisado, sabe se contentar muito bem obrigado com as migalhas que recebe deste governo, sem nenhuma reação. E dessa forma, esse povo enganado com "cala-boca" federal torna-se presa fácil nas mãos de governantes espertos, os quais estão mais interessados nas glórias e mordomias do poder, para depois de cumprirem os seus mandatos usufruírem do erário generosas aposentadorias vitalícias, bem como proteção de segurança pública para si e família, coisa que o brasileiro trabalhador com carteira assinada não tem.

Nenhum comentário: