quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Balneário Camboriú, crianças, política etc.

Usar crianças como bandeira de propaganda política é uma ação irresponsável, uma apelação condenável, que só pode partir de candidatos sem senso de responsabilidade. Crianças têm que estar ocupadas é com brincadeiras e trabalhos escolares. Em vez de as crianças, em noites estreladas, estarem em comícios políticos, elas deveriam estar em casa se preparando para dormir e, no dia seguinte, acordarem saudáveis para ir à escola. Por aqui se vê a baixa qualidade do intelecto político dos candidatos brasileiros. São capazes de tudo, até de manipularem a ingenuidade de quem ainda não tem poder de decisão e de discernimento político. Políticos fajutos e irresponsáveis.

Mudando de enfoque. Quem anda pela cidade não pode se conformar com a falta de qualidade do material e serviço que foram utilizados para a construção das novas calçadas e pisos de Balneário Camboriú. Calçadas feitas de forma açodada e com material ordinário. Por exemplo, na Avenida do Estado as lajotas das calçadas estão em sua maioria soltas, quebradas e irregulares. Foram executadas apressadamente sem se importarem com a qualidade do material e serviço, e tudo isso é dinheiro público mal empregado e jogado fora.

Rebaixamento das calçadas para os cadeirantes. Uma vergonha. Gostaria que o senhor Piriquito, se tivesse algum parente cadeirante, que o levasse para passear pelas calçadas da cidade, para sentir na pele o problema. Dar dignidade ao trânsito dos cadeirantes é também cuidar da mobilidade da cidade.

Calçadas da Avenida Atlântica. Os rebaixamentos existentes para cadeirantes foram mal feitos e muitos estão se quebrando. Por outro lado, a calçada da avenida, do lado da praia, está sendo refeita de forma inadequada. Em vez de consertarem toda a calçada, os funcionários, mal orientados, trabalham apenas para repor as pedras no espaço danificado pelas obras, e não se preocupam em consertar uma série de buracos, com falta de pedras, ao redor do serviço onde estão trabalhando. Trata-se de serviço relapso, sem fiscalização, que o prefeito deveria, de vez em quando, fazer uma inspeção no local em vez de só se preocupar com a sua reeleição.

Chuveiros da Avenida Atlântica. Uma boa iniciativa, mas não se entende por que razão a água usada do chuveiro não foi projetada para correr diretamente para as galerias que foram instaladas, em vez de correrem para a areia.

Ciclovia. Por exemplo, na Avenida do Estado foi feito um arremedo de ciclovia e posicionada em local inadequado. Por que ela não foi construída ao lado da pista de trânsito de carros, no lugar do estacionamento de carros, que é exíguo? Ocorre que o local em que foi construído o arremedo de ciclovia tornou-se muito perigoso para pedestres, cuja ciclovia fica ao lado da calçada, e sujeita a atropelamento.

Ademais, o arremedo de ciclovia não tem continuidade, ela é interrompida geralmente nos pontos de ônibus, obrigando as bicicletas invadirem as calçadas, pondo em risco a integridade dos pedestres.

Largura das avenidas. Balneário pelo pequeno espaço físico não poderia comportar grandes avenidas. Deveria continuar a existir o canteiro central, dividindo as duas pistas. O que estamos presenciando é, em alguns pontos, grande volume de carros devido ao alargamento da rua, mas no final todos passando por um gargalo (estreito), e por isso muitos engarrafamentos, por exemplo, na Avenida do Estado.

Avenida Brasil. Jamais se viu tanto engarrafamento, o que era sentido apenas nos fins de semana. O que tem a dizer o senhor prefeito?

O crescimento assustador de Balneário é uma consequência irresponsável dos prefeitos e vereadores - que deveriam fixar um limite populacional e de construção de prédios -, os quais são responsáveis pela perda de qualidade de vida que aos poucos estamos sentindo. Se a metade, ou um pouco menos, vier aqui morar, a cidade entrará em colapso por falta de condições de a prefeitura dar atendimento às necessidades básicas de sua população. E isso, senhor prefeito, o senhor e outros não se preocupam e continuam promovendo propagando para Balneário continuar mais adensada, inchada e com perda de qualidade de vida.

Nenhum comentário: