quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Convenhamos, praia não é lugar para cachorro


Impressiona-me sobremaneira como as pessoas costumam desrespeitar as mínimas regras de conduta na sociedade. O que indica que procedem da mesma forma no seio familiar.

Somente daqui a algumas gerações, instruídas numa nova escola educacional de qualidade, voltada a formar genuínos cidadãos, poderemos ter indivíduos mais civilizados.

Como medidas pedagógicas, as cidades exibem placas de advertências alertando sobre a observância das normas, mas isso pouca importância tem para parcela expressiva da sociedade.

A frase “o direito de uma pessoa termina quando começa o direito de outra pessoa”. Isso significa que cada pessoa tem a liberdade de fazer o que quiser, desde que respeite o direito ou espaço do outro.

Pois bem, nada contra os pets (cãezinhos) que os brasileiros, cada vez mais, veem como filhos. Mas há pessoas mal-educadas que entendem que os seus animais podem frequentar qualquer espaço.

Vejam, Balneário Camboriú, região turística de alto padrão, deveria servir de paradigma para outras cidades, fiscalizando com eficiência a presença de cães na faixa de areia da praia, levados por seus donos para passear e fazer as suas necessidades fisiológicas.

Progressivamente vem aumentando, com o alargamento da praia, a quantidade de pessoas circulado com cães, dia e noite, principalmente no verão, e ninguém toma providência.

Para que serve a existência de lei, com placas de advertências na extensão da orla, se a norma é solenemente desrespeitada e as autoridades municipais nada fazem? Ou melhor, fazem vistas grossas porque certamente tais autoridades também levam os seus animais para a faixa de areia.

Em Balneário Camboriú, é proibida a circulação de animais na praia, exceto cães guias, mas muita gente desrespeita e não é penalizada.

Não é função dos salva-vidas chamar a atenção de pessoas passeando com cães na praia, mas partindo do entendimento de responsabilidade compartilhada, que deve haver entre os cidadãos, por que os salva-vidas não são instruídos a fazê-lo?

Espera-se que a Secretaria Municipal de Saúde seja mais atuante com relação à presença de animais na praia.

Nenhum comentário: