quinta-feira, 1 de maio de 2008

Falta cultura política

O Brasil parece terra de ninguém, onde os valores éticos e morais aos poucos estão perdendo importância para dar lugar aos desmandos e insubordinações - sem nenhuma punição - das mais comezinhas regras não só jurídicas como sociais. Aqui tudo está acontecendo nas barbas de nossas autoridades, e pouca providência é tomada para estancar esses abusos.
No plano político assistimos diariamente a pouca vergonha de nosso Parlamento Federal fisiologista, cujos parlamentares, na maioria, dão o mau exemplo de comportamento indigno ao tratar os seus compromissos políticos com pouca seriedade e mais interessados em desfrutar as benesses públicas e as glórias do poder, enquanto os superiores interesses da nação são postergados.
Temos um Executivo excessivamente político e fazedor de leis, e sem comando, que não assume a sua responsabilidade presidencial para defender o país das garras dos narcotraficantes e demais criminosos que atemorizam os brasileiros em todo o território nacional, e que prefere lavar as mãos e dizer que o problema não é seu, mas dos Estados.
Agora mesmo assistimos à repetição do filme de sempre em que os bandoleiros do campo - MST, Via Campesina -, de forma desafiadora, continuam invadindo propriedades rurais privadas e repartições públicas, cometendo saques e destruindo experiências científicas agrícolas, e ninguém toma medidas jurídicas tempestivas ou a posteriori para coibir tais esbulhos e punir na forma da lei esses desordeiros campeiros.
Então, que país é este(?) que falta segurança pública a todos os brasileiros honestos e trabalhadores, e o governo finge desconhecer, preferindo trilhar no seu discurso político-eleitoreiro de distribuição de cargos públicos para confortar os seus apaniguados e distribuir migalhas assistencialistas aos necessitados em busca de sua performance nos indicadores de pesquisas manipuladas. Você já foi algum dia pesquisado? Conhece alguém de sua relação que já tenha sido pesquisado?
Temos um Judiciário moroso e claudicante, que não defende os verdadeiros direitos lesados dos cidadãos, e que interpreta as leis de forma burocrática colocando um criminoso de alta periculosidade e um ladrão de galinha com o mesmo peso na balança da Justiça.
E os nossos tribunais superiores, como o STF, contaminados politicamente, não traduzem imparcialidade, porque tem os seus ministros indicados pelo presidente da República; e isso ficou comprovado por ocasião da reforma da Previdência Social com a decisão favorável ao governo de taxar as os proventos de aposentadorias dos servidores públicos federais.
A situação brasileira é uma decorrência de falta de cultura política de seu povo, que escolhe mal os seus dirigentes e representantes; pouco se manifesta contra os abusos políticos; é facilmente manipulado por falsos Messias; não conhece as safadezas políticas, por exemplo, o uso imoderado dos famigerados cartões corporativos que alimentam os gastos supérfluos de improbos agentes públicos, inclusive do presidente da República. Assim, vota-se irrefletidamente em pesquisas direcionadas sem conhecer as coisas do país.
Não votei em FHC e Lula. Ambos são parecidos em políticas públicas internas e externas. Aliás, a política econômica do atual governo é a mesma de FHC. E os resultados positivos agora obtidos nada mais são do que frutos maduros, que estão sendo colhidos, de árvores plantadas por todos os governos passados.
(*) Julio César Cardoso é bacharel em Direito e servidor federal aposentado.

Nenhum comentário: