quinta-feira, 10 de outubro de 2019

EUA recua e não endossa a tentativa do Brasil de entrar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)



O governo dos Estados Unidos recuou e não endossou a tentativa do Brasil de entrar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No último mês de março, em viagem aos EUA, o presidente Jair Bolsonaro tinha conquistado o apoio de Donald Trump na empreitada.

De acordo com a agência de notícias Bloomberg, que revelouo recuo, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, rejeitou uma ampliação de ingresso de países na OCDE. Ademais, afirmou que Washington só apoia as tentativas da Argentina e da Romênia – como já previa a proposta anterior.
Segundo a cópia de uma carta enviada por Pompeo ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, no último dia 28 de agosto, “os EUA continuam a preferir o alargamento a um ritmo medido”. A agência de notícias Bloomberg, dos Estados Unidos, teria tido acesso ao documento, revelando o conteúdo nesta quinta-feira, 10.

De acordo com um alto funcionário da Casa Branca, que não quis ser identificado, os Estados Unidos ainda apoiam a entrada do Brasil na OCDE, mas a prioridade é garantir o ingresso da Argentina e da Romênia. A OCDE explicou, através de um comunicado, que seis países estão tendo pedidos de ingresso analisados atualmente.

Leia mais: Entenda o impasse envolvendo o Brasil e a OCDE

Nenhum comentário: